Impressora 3D – o que é e como funcionam?

0 Comments

Impressoras 3D são equipamentos que reproduzem produtos em três dimensões (altura, largura e profundidade) através de sua impressão.
A construção dos objetos através dela se dão pela fabricação aditiva, que são camadas finas de material, mais comumente plástico, mas podendo ser resina, que se sobrepõem ao longo de todo trabalho construindo dessa forma o objeto.

A sobreposição dos materiais acontecesse através da ponta extrusora que aquece o material e faz com que ele fique maleável o suficiente para criar as camadas do objeto em específico. A ponta deposita o material em cima da mesa da impressora onde o objeto vai sendo formado. A máquina deve estar devidamente calibrada para que a impressão ocorra da forma correta e com a quantidade exata de material para que a peça não fique fraca.
O projeto que está sendo impresso pode levar entre algumas horas há até mesmo dias dependendo da complexidade empenhada. Pois quanto maior a estrutura ou a número de camadas aumentam o número de horas necessárias.
Vale ressaltar que as cores dos filamentos podem ser de acordo com a sua vontade e disponibilidade, sendo possível adicionar diferentes cores de filamentos ao longo de uma mesma impressão.
Para que a impressão aconteça é necessário que se use de um software específico para criação e/ou a exportação para impressora. Podendo ser eles, por exemplo, o AutoCAD, Sketchup, Blender e entre outros.

Há um tempo era necessário que sempre fosse desenhado o objeto desejado do zero para que a impressão acontecesse, mas, hoje em dia com a popularização das impressoras, há diversos tipos de objetos existentes em sites seguros que disponibilizam protótipos prontos.
Dessa forma é necessário apenas que baixe o arquivo desejado e converta ele em formato da impressora. Algumas vezes é preciso que com o material já impresso seja feito pequenos acabamentos para que peça fique perfeita. A pintura do material também pode ser feita depois de pronto com tinta adequada.

Categories:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *